O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, divulgou no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, dia 08/09, o Decreto N° 1.097, de 03 de setembro de 2021, homologando a Situação de Emergência em razão da seca severa que acomete o Município de Tangará da Serra.
O Decreto do Governo do Estado utilizou como base o Decreto Municipal nº 374, de 23 de agosto de 2021, quando o Prefeito Municipal, Vander Masson, declarou Situação de Emergência nas áreas afetadas por seca em Tangará da Serra. O chefe do Executivo Municipal ressaltou a importância da homologação para o momento atual do Município.
O documento informa ainda que a Situação de Emergência tem vigência de 180 dias, isto é, por seis meses, sem prorrogação. “Será de 180 dias a vigência deste Decreto, ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos prazos”, diz trecho do Decreto Estadual.
Sem chuvas há mais de 100 dias, Tangará da Serra enfrenta séria escassez hídrica, com córregos e rios bem abaixo dos níveis normais nesta época do ano. Diante da situação, o prefeito municipal tomou medidas com antecedência, para minimizar os efeitos da estiagem e evitar que haja desabastecimento de água à população.
Com os decretos de Situação de Emergência municipal e estadual, o Município, através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), poderá desenvolver com mais celeridade ações de enfrentamento à crise hídrica.
Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação