GPPM fazendo política para mulheres em Cuiabá

A força das políticas para mulheres tangaraenses na capital

O nosso Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres representou Tangará da Serra na capital Cuiabá, em eventos de 25 a 28 de março. A primeira-dama e coordenadora do GPPM, Silvana Ló Masson, participou ativamente de diversos eventos e reuniões, consolidando a rede de parcerias para o desenvolvimento de políticas para as mulheres.

No dia 25, pela manhã, foi realizado a aula inaugural da capacitação “É da Nossa Conta: Orçamento Mulher”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

O evento foi realizado no auditório da Escola Superior de Contas e marcou o início de um projeto de fiscalização que visa acompanhar as ações e os investimentos municipais voltados à melhoria da vida das mulheres.

A capacitação “É da Nossa Conta: Orçamento Mulher” continuará na modalidade de ensino a distância, com cinco encontros semanais programados para os dias 2, 9, 16, 23 e 30 de abril. O curso contará com a participação de representantes de associações, conselhos municipais e estadual da mulher, servidores públicos, estudantes e pesquisadores interessados na temática. 

Cada encontro abordará um tema específico, incluindo noções gerais sobre orçamento público, a inserção da mulher no orçamento, auditorias operacionais realizadas pelo TCE-MT, ferramentas de fiscalização e controle social, além da avaliação de políticas públicas.

À noite, a coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres e vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM/MT) Silvana Ló Masson participou, juntamente com o Prefeito Vander Aberto Masson, do lançamento da Campanha FIA e FDI 2025, realizado pela Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios do Estado de Mato Grosso (APDM/MT), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT).

O objetivo da campanha é fortalecer os Fundos da Infância e da Adolescência (FIA) e os Fundos do Idoso (FDI), incentivando investimentos em projetos voltados a esses públicos. A iniciativa busca mobilizar a sociedade mato-grossense, sensibilizar os profissionais da contabilidade para orientarem seus clientes sobre a destinação do imposto de renda devido e engajar diferentes setores na divulgação da campanha.

Participaram Gestores Municipais, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) e Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDIs), no Auditório do CRCMT em Cuiabá. Na programação, a palestra “Novidades do IRPF 2025 e Destinação de Recursos ao FIA e FDI, com Yuiti Shimada, Auditor da Receita Federal”.

Em Tangará da Serra o lançamento da campanha de arrecadação do Imposto de Renda será dia 15 de abril, às 19 horas, na sede de ACITS.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Silvana Ló Masson reuniu-se com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), Cenira Evangelista, que está  fomentando a realização das conferências municipais no Estado de Mato Grosso. Estas conferências devem ser realizadas este ano, para eleger delegadas para a V Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, a ser realizada em Brasília de 30 de setembro a 01 de outubro de 2025. Em Tangará da Serra a programação é que a II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres aconteça na segunda quinzena de maio.

A coordenadora do GPPM , Silvana Ló Masson, também com a desembargadora Maria Erotides Kneip, coordenadora do CEMulher – Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Na ocasião, trataram do fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Tangará da Serra e o convite para a participação da desembargadora como palestrante na  II Conferência Municipal de Políticas para Mulheres de Tangará da Serra, em maio.

Finalizando suas atividades na Capital, a primeira-dama representou Tangará da Serra no seminário ‘O Desempenho do Mandato e a Legística’, imersão de dois dias, 27 e 28/03, com palestras de renomados especialistas da área, numa iniciativa da deputada Janaina Riva (MDB), no auditório da Escola Superior de Contas Benedicto Sant´Ana da Silva Freire, em Cuiabá.

Na oportunidade, os participantes também receberam o livro “Manual Prático de Projetos: Leis Municipais e Matérias Administrativas e Orçamentárias”, produzido especificamente para esse evento, de autoria dos professores João Trindade e João Leles. Na oficina I do dia 28, a prática foi a elaboração de programas para o Plano Plurianual (PPA) com políticas para mulheres.

Compartilhar: