No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Para comemorar a data, a Primeira-dama de Tangará da Serra, Helena Simões Matias Junqueira, coordenadora da Sala da Mulher preparou uma programação especial para homenagear o público feminino da cidade durante a Semana da Mulher Tangaraense, instituída em fevereiro. Hoje, inicia com a abertura oficial, às 7h, no Saguão da Prefeitura e é aberta ao público.
De acordo com a coordenadora da Sala da Mulher foram elaboradas várias atividades. A programação seguirá durante todo o mês de março, porém esta semana com mais destaque. “Nesta segunda-feira haverá um momento devocional, participação do Ministério Fábio Lima, apresentação do banner com fotos das mulheres que fazem parte da construção da história do município ladeada pela poesia elaborada por Moisés Bispo. Haverá também uma exposição de artesanatos e obras de artistas locais. E ainda ao longo da semana através da secretaria de Saúde será realizado testes rápidos no auditório da prefeitura, bem como será disponibilizada a vacina contra HPV e dTpa para gestantes, toda a sociedade pode participar”.
Amanhã, a ação acontecerá no Cras Esmeralda, às 14h, onde será servido um chá da tarde para todas as mulheres assistidas pelos Centros de Referência a Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado a Assistência Social (Creas).
Já na quinta-feira, 5, no Cras Rio Preto, a partir das 13h, haverá palestra para todos os idosos sobre a temática Mulher. E a noite, a grandiosa homenagem no auditório da OAB, onde 39 mulheres receberão congratulações pela contribuição pelo desenvolvimento de Tangará. “Este ano, o município comemora o 39º aniversário de emancipação político-administrativa e por isso, resolvemos manifestar nossa gratidão com este singelo evento”, ressalta Helena Junqueira que destaca também a participação das servidoras municipais que realizarão um desfile representando cada secretaria do executivo. Terá também a participação do músico Marco Maya. Em seguida, será servido um coffee break.
Na próxima semana, entre os dias 9 e 13 de março todas as Unidades de Saúde da Família farão palestras educativas para as mulheres durante a sala de espera. E no dia 28 de março, das 8h às 16h, coleta de preventivo e vacinação de HPV para todas as meninas entre 9 e 13 anos.
No Cras Araputanga as atividades serão desempenhadas no decorrer do mês de março com atividades socioeducativas sobre a temática “Mulheres, conquistas e desafios”, assunto trabalhado com famílias e pessoas idosas, crianças e adolescentes referenciados nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Este trabalho será desenvolvido mediante rodas de conversa, trabalhos em grupo, montagem de painéis e apresentação de slides.
“Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que colaboraram para que esta programação pudesse acontecer, pois o desafio da gestão é estar cada vez mais próxima da sociedade”, destaca Helena Junqueira.
“