Inova Tangará: Programa de Cidade Inteligente

Objetivos do Programa Municipal de Cidade Inteligente

O Inova Tangará busca transformar a administração pública local por meio da tecnologia, com foco em:

  • Desburocratização e modernização: facilitar a interação entre o governo e a população por meio de serviços públicos digitais, acessíveis inclusive via dispositivos móveis.
  • Transparência e participação social: tornar os serviços públicos mais abertos e promover a participação cidadã no controle da gestão municipal.
  • Interoperabilidade e uso de dados abertos: integrar sistemas e disponibilizar dados públicos para apoiar decisões baseadas em evidências.
  • Inclusão digital e capacitação: qualificar servidores e incluir a população no acesso aos serviços digitais .
  • Segurança e coordenação centralizada: garantir proteção dos dados pessoais e criar uma comissão que coordene o programa.

Metas Estabelecidas para as Iniciativas

  • Iniciativa 1.1. Transformar todas as etapas e os serviços públicos digitalizáveis, até 2026.
  • Iniciativa 1.2. Simplificar e agilizar a comunicação com o contribuinte por meio de canais de comunicação digitais, até 2026.
  • Iniciativa 2.1. Oferecer meio de avaliação de satisfação padronizado para, no mínimo, cinquenta por cento dos serviços públicos digitais, até 2025.
  • Iniciativa 2.2. Aprimorar a satisfação dos usuários dos serviços públicos e obter nível médio de, no mínimo, 4 (quatro) pontos em escala de 5 (cinco) pontos, até 2026.
  • Iniciativa 2.3. Aprimorar a percepção de utilidade das informações dos serviços nos canais de comunicação oficiais do Município, até 2026.
  • Iniciativa 3.1. Estabelecer padrão mínimo de qualidade para serviços públicos digitais, até 2026.
  • Iniciativa 4.1. Consolidar todos os serviços digitais no canal oficial de comunicação com o contribuinte, até 2026.
  • Iniciativa 4.2. Ampliar a utilização do login único de acesso gov.br para os serviços públicos digitais, até 2026.
  • Iniciativa 5.1. Disponibilizar plataforma de chat bot para atendimento e suporte ao cidadão, até 2026.
  • Iniciativa 6.1. Interoperar os sistemas do Município, de forma que, no mínimo, possam transmitir informações de forma automática, até 2026.
  • Iniciativa 6.2. Estabelecer um barramento de interoperabilidade dos sistemas, até 2026, de forma a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais compartilhem os dados.
  • Iniciativa 7.1. Produzir novos paineis gerenciais de avaliação e monitoramento de políticas públicas, até 2026.
  • Iniciativa 7.2. Catalogar as principais bases de dados do Município, até 2026.
  • Iniciativa 7.3. Disponibilizar paineis gerenciais para os gestores municipais dos banco de dados catalogados até 2026.
  • Iniciativa 8.1. Implementar recursos de inteligência artificial no serviço público que for avaliado a possibilidade, até 2026.
  • Iniciativa 8.2. Implantar um laboratório de experimentação de dados com tecnologias emergentes em parceria com terceiro setor e/ou instituições de ensino e pesquisas até 2027.
  • Iniciativa 9.1. Definir padrão mínimo de segurança cibernética a ser aplicado nos canais e serviços digitais, até 2025.
  • Iniciativa 10.1. Aprimorar os meios de participação social e disponibilizar meios de interação e comunicação com o cidadão para sugestões, até 2026.
  • Iniciativa 11.1. Disponibilizar, no mínimo, vinte novos serviços interoperáveis que interessem às empresas e às organizações, até 2026.
  • Iniciativa 12.2. Otimizar a infraestrutura de data center utilizados pelo Município, até 2025.
  • Iniciativa 13.1. Disponibilizar painel com o total de economia de recursos auferida com a transformação digital, até 2026.
  • Iniciativa 13.3. Estabelecer processo para instrução quanto ao correto reinvestimento da economia auferida com a transformação digital, até 2026.

Iniciativas Atuais em Vigor (com base nas notícias divulgadas)

  • Regularização fundiária 100% digital: mais de 5 000 imóveis prontos para regularização, com mais de 3 000 títulos emitidos .
  • Aprovação de projetos digitais: licenças municipais agora são processadas digitalmente, com prazos reduzidos de aprovação para menos de 24 horas.
  • Gestão de obras públicas e de fornecedores em plataforma digital: acompanhamento digitalizado e centralizado das obras e processos de fornecedores.
  • Portal do Cidadão: oferece serviços como diário oficial eletrônico, transparência financeira, carta de serviços (com mais de 400 opções) e turismo.
  • Incentivo ao empreendedorismo digital: abertura de MEI instantânea, empresas formalizadas em menos de um dia.
  • Robótica educacional: aulas com kits Lego Mindstorms desde 2022 para alunos do 6º ao 8º ano.
  • Distribuição de notebooks e apoio à internet: 706 notebooks para professores e subsídio para planos de internet.
  • Infraestrutura energética e digital: 14 usinas fotovoltaicas nas escolas e fibra óptica em todos os prédios públicos.
  • Economia e sustentabilidade: redução de 9,5 milhões de impressões em papel e economia de R$ 11 milhões com gestão documental digital.

Status de Evolução / Andamento de Cada Iniciativa

  • Implementadas: regularização digital, licenciamento, portal do cidadão, robótica e infraestrutura digital.
  • Avançadas e premiadas: o programa foi destacado e premiado nationalmente, como com o Selo Bronze Connected Smart Cities 2024, o Prêmio InovaCidade 2025 no Smart City Business Brasil, e o Prêmio Prefeito Inovador no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes em junho de 2025 .
  • Em fase de expansão: conforme apresentada no evento do Sebrae em julho de 2024, a segunda etapa visa integrar digitalmente as secretarias finais, como saúde, educação, assistência social e cultura.

Ações em execução

  1. Regularização Fundiária Digital
  2. Licenciamento e Aprovações Instantâneas
  3. Portal do Cidadão e Transparência
  4. Robótica e Educação Digital
  5. Infraestrutura Tecnológica (fotovoltaica e fibra óptica)
  6. Economia com a Digitalização (R$ 11 milhões)
  7. Reconhecimento Nacional e Premiações
  8. Integração das Secretarias
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