NESTA SEXTA: Tangará da Serra será representada na etapa estadual do Desafio das Merendeiras

O Município de Tangará da Serra será representado pela merendeira Senhorinha Bouret de Matos, do Centro Municipal de Ensino (CME) Fábio Diniz Junqueira, na etapa estadual do ‘Desafio das Merendeiras’. O evento será realizado nesta sexta-feira, dia 07 de junho, em Cuiabá.

A terceira edição do Desafio das Merendeiras acontecerá no estacionamento do Pantanal Shopping, das 18h às 22h. Este evento é parte integrante do ‘Festival das Nações’, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) com o apoio do Pantanal Shopping e da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

O Prato
Dona Senhorinha apresentará um tradicional baião de dois com carne em pedaço e legumes, acompanhado de uma salada mista. “O meu cardápio é um baião de dois com carne em pedaço e legumes, uma salada mista. É um prato que já vem da minha mãe. Sou da nação nordestina, minha mãe é cearense, então é um prato da época que a gente não tinha muitas condições”, conta a merendeira.

A Satisfação de Trabalhar na Escola
Trabalhando na escola há mais de 16 anos, Dona Senhorinha expressa sua alegria em sua função: “O meu dia aqui é prazeroso, eu trabalho com as crianças há 16 anos e meio, é a minha alegria de estar aqui, de ver eles chegar de manhã e procurar pra mim como que eu estou, qual é o meu cardápio. É bastante serviço? É, mas é o que eu gosto de fazer e faço com amor”, disse.

Reconhecimento e Apoio
O Secretário de Educação, Vagner Constantino Guimarães, destaca a qualidade da merenda escolar oferecida nas escolas municipais de Tangará da Serra, um destaque nacional. Ele parabeniza a merendeira e afirma: “Tivemos a etapa municipal e temos certeza que estamos muito bem representados pela Dona Senhorinha na etapa estadual. A Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Nutrição, está dando todo o apoio e vai acompanhar a nossa representante em Cuiabá.”

Sobre o Desafio das Merendeiras
O ‘Desafio das Merendeiras’ foi criado pelo Sebrae/MT, por meio do programa Cidade Empreendedora, com o objetivo de valorizar os profissionais responsáveis pela preparação das refeições nas escolas municipais. O evento também promove o consumo da agricultura local e incentiva uma alimentação saudável.

Nesta etapa estadual, os três melhores colocados serão premiados. Nove participantes de diversas cidades de Mato Grosso competirão: Tangará da Serra, Sinop, Canarana, Querência, Diamantino, Aripuanã, Campo Verde, Guarantã do Norte e Santa Carmem. Estes municípios fazem parte do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MT, que visa fortalecer o ambiente de negócios e o empreendedorismo.

A Competição
O Desafio Estadual das Merendeiras consiste em duas etapas. Na etapa municipal, é selecionada a receita que representará cada município. Na etapa estadual, as equipes competem para identificar o melhor prato da merenda escolar. A avaliação será realizada por três jurados técnicos renomados na gastronomia: Tolentino Neto, chef do restaurante ‘Marido na Cozinha’; Fernando Mack, pesquisador gastronômico e chef do restaurante ‘Brasído’; e Adriana Costa, chef confeiteira e proprietária do restaurante e pousada ‘Atmã’, eleito melhor restaurante em 2019 pela revista ‘Comer e Beber’.

Texto e fotos: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação