NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Direção do Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito e a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, presta esclarecimentos sobre o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a paciente L.S.C. (76 anos) no dia de ontem 22/04/2024. A paciente deu entrada acompanhada pela filha por volta das 09h26min, com sintomas de dor pélvica de início há um dia, procurando o atendimento na emergência na presente data.

A paciente foi acolhida e classificada pelo protocolo de Triagem Manchester como prioritária sendo atendida dentro do tempo de espera esperado para o Protocolo da Urgência e Emergência, admitida no box de emergência por quadro de síncope, na qual posteriormente foi imediatamente conduzida para sala de Estabilização sendo realizada todas as medidas de suporte necessário a manutenção da vida porém sem sucesso.

Durante o atendimento no setor de emergência foram realizados os procedimentos médicos/enfermagem, com seriedade e de forma ímpar, sem medir esforços para salvaguardar a vida da paciente e de todos que necessitem de atendimento, é inverídico o que foi divulgado por veículos de imprensa. Consta no boletim de atendimento que a paciente tinha outras comorbidades, e a queixa inicial não era compatível com quadro emergencial conforme a Equipe da Triagem Classificou pelo Protocolo de Manchester, vale ressaltar que todo paciente com fator de risco cardiovascular elevado, tem maior propensão em apresentar arritmias, infarto, entre outras alterações cardiopulmonares de forma súbita. Sabe-se que no Brasil, as principais causas de morte são as doenças não transmissíveis, com destaque para as doenças cardiovasculares, os diversos tipos de câncer, diabetes, doenças respiratórias e do aparelho digestivo.

Durante todo o dia foram realizados 695 atendimentos na UPA, dos quais foram classificadas conforme o Protocolo de Manchester na cor vermelha emergência 29 pacientes (4,17%), laranja muito urgente 111 pacientes (15,97%), amarelo urgente 190 pacientes (27,34%), entre o pouco urgente e sem urgência 218 pacientes (31,36%) e os demais 147 pacientes não atenderam os critérios de prioridade para classificação (21,15%).

Além do atendimento à porta, o número de pacientes que se encontram em observação e que também precisam de atendimento é significativo. Outro ponto que se torna imprescindível esclarecer é que a escala médica estava acima da preconizada. Ontem havia quatro médicos no setor da Emergência, um clínico de intercorrência hospitalar e na retaguarda de sobreaviso (Pediatra, Cirurgião Geral, Cardiologista, Ginecologista Obstetra e Ortopedista). Mesmo diante do tempo maior de espera, nenhum paciente deixou de ser atendido, não houve recusa de atendimento e nenhum paciente aguardou atendimento de 8h da manhã até o período noturno.

Importante esclarecer que a Unidade consta exames laboratoriais e de imagem 24 horas por dia e que todo paciente que necessite de exames a serem realizados no âmbito da Urgência e Emergência são atendidos o que demanda tempo dentro da Unidade.

A SMS trabalha diariamente para melhorias no complexo Hospitalar, priorizando sempre a segurança, conforto e, principalmente, melhor atendimento a toda a população. A Secretaria vem executando também outras providências como a abertura do ambulatório de atendimento em horário ampliado com início das atividades na data de hoje (23/04/2024 no Centro de Especialidades Médicas das 17h00min horas as 23h00min horas), para garantir a assistência aos pacientes com suspeita de Arboviroses, Síndromes Gripais, dentre outras demandas corriqueiras que não atendam critérios de gravidade ou de assistencialismo hospitalar complexo, de modo a propiciar a redução significativa de pacientes que, pelo mesmo motivo, buscam atendimentos na Rede de Urgência e Emergência.

A Direção da Unidade lamenta o ocorrido, ressaltando que foi feito o possível para salvá-la. A equipe se solidariza com a família neste momento de dor e luto.

Atenciosamente,

Direção Técnica e Clínica da UPA/HMTS

Secretaria Municipal de Saúde

Tangará da Serra 23 de abril de 2024.

Compartilhar: