A Prefeitura de Tangará da Serra, através da Secretaria de Cultura e Turismo – SECULTUR, atendeu a solicitação da comunidade indígena da TI Rio Formoso e iniciará a estruturação do Turismo de Base Comunitária no território, com foco na conquista da anuência da Funai. O objetivo é promover o desenvolvimento local sustentável, respeitando as tradições e a cultura do povo indígena, além de fomentar a economia da região por meio do turismo responsável e inclusivo.
“O projeto será implementado através da contratação de uma empresa de consultoria especializada, sob a coordenação da SECULTUR e o monitoramento da FUNAI. A anuência da FUNAI é uma etapa crucial, garantindo que as ações estejam alinhadas com as diretrizes de preservação das culturas e territórios indígenas, respeitando os direitos e a autonomia das comunidades”, pontuou o Wellington Machado Rondon, Secretário de Cultura e Turismo.
O turismo de base comunitária tem como premissa a gestão local, onde as próprias comunidades indígenas assumem um papel central na organização e operação das atividades turísticas. Com isso, os benefícios gerados pelo turismo permanecem dentro da comunidade, fortalecendo a economia local e promovendo a valorização da cultura indígena.
A estruturação do projeto incluirá, entre outros: a realização de diagnósticos participativos; ações de capacitação para os moradores da região; a elaboração de planos de negócios e de marketing; melhorias na sinalização turística; indicações de melhorias na infraestrutura turística; a criação de roteiros que promovam a imersão na cultura local; e a implementação de atividades culturais que permitam aos visitantes conhecer mais sobre o modo de vida e as tradições dos povos indígenas da região.
A previsão é que o projeto seja gradualmente implementado, com a participação ativa da comunidade indígena da TI Rio Formoso, visando sempre o bem-estar dos envolvidos e a preservação ambiental.
“Este projeto representará um passo importante para a valorização da cultura indígena e o fortalecimento do turismo sustentável em Tangará da Serra. Com a anuência da FUNAI iniciará um trabalho legal e responsável no Território, que trará benefícios tanto para as comunidades indígenas quanto para a cidade como um todo, promovendo um turismo mais consciente e inclusivo. O trabalho se consolidará como mais um grande passo no caminho para a diversificação da economia local, destacando o nosso município no cenário turístico nacional, oferecendo aos visitantes uma experiência única e enriquecedora, ao mesmo tempo em que promoverá o respeito e a valorização dos povos indígenas de Tangará da Serra, um dos grandes compromissos da Gestão Pública Municipal”, concluiu Wilson Pereira, Turismólogo da SECULTUR.