Prefeitura Municipal implementa novo sistema digital no serviço do SAMU

A Prefeitura de Tangará da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implementou um novo sistema operacional, totalmente digital, para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU. O novo sistema promete aumentar a agilidade e eficiência no atendimento de emergências e eliminar relatórios físicos e está funcionando desde o dia 7 de dezembro.

O novo sistema do SAMU conta com diversos recursos, como a localização em tempo real das ambulâncias, permitindo maior agilidade na alocação de equipes, e um canal de comunicação mais rápido e eficiente entre os técnicos em campo e a central. Além disso, o sistema oferece ferramentas para o mapeamento detalhado dos locais e tipos mais recorrentes de ocorrências, gerando dados estratégicos que podem embasar a elaboração de relatórios e a criação de futuras políticas públicas voltadas à saúde e segurança da população.

“Conseguimos gravar as informações e ter feedback do solicitante em relação a endereços e se necessário, fotos e chamada via link pelo médico que está na base, no atendimento. Então, é um sistema muito inovador que vai contribuir para o nosso processo de trabalho” ressaltou a médica intervencionista, Ingrid Iara Rodrigues da Silva, diretora técnica do Samu.

O prefeito em exercício, Marcos Scolari, também destacou como o sistema traz melhorias para a cidade: “vai permitir termos atendimentos mais rápidos, isso salva vidas! Estou muito feliz em fazer progresso no cuidado com a nossa população

A Secretaria Municipal de Saúde explica que a utilização dos dispositivos móveis permite que as informações sejam enviadas em tempo real para a central de controle, otimizando o processo e reduzindo erros. No entanto, a nova prática tem gerado dúvidas entre a população, que muitas vezes interpreta o uso dos aparelhos como desatenção dos profissionais.

“É importante esclarecer que os técnicos não estão utilizando os smartphones para fins pessoais durante as ocorrências, mas sim para registrar os atendimentos de maneira digital e eficiente”, afirmou o Secretário de saúde, Wellington Bezerra.

Apesar da modernização do sistema, a ligação pelo 192 continuará sendo o meio primordial para acionar o SAMU. Com a digitalização, a agilidade no atendimento será ainda maior, sem causar qualquer impacto negativo para quem prefere o tradicional telefonema.

Compartilhar: