Agentes de endemias passaram nas casas de moradores do Jardim Vitória na manhã de hoje (Foto: Neusino Pereira/Assessoria de Comunicação)
A Prefeitura de Tangará da Serra, por meio da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando um grande mutirão de combate à dengue nos bairros Jardim Presidente, Residencial Figueira, Jardim Vitória e Jardim San Diego, onde há alto número de notificações de casos suspeitos da doença e focos do mosquito aedes aegypti.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Carolina Neves, hoje pela manhã, agentes de combate à endemias realizaram visitas às residências, levando orientações aos moradores, para que participem do mutirão. Essas visitas se estendem pelos próximos dias.
A ação consiste em coletar e dar destinação correta a materiais que possam acumular água, como garrafas, potes plásticos, pneus, utensílios velhos, dentre outros. Entulhos de construção, galhos de árvores, eletrodomésticos e móveis em geral não serão coletados.
O Mutirão envolverá, além da Vigilância Ambiental, servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA) e voluntários da Defesa Civil do Município.
O mutirão será dividido em etapas. A primeira, que está sendo desenvolvida pelos agentes de endemias, consiste em trabalho de campo, com agentes passando nas casas até sexta-feira, pedindo para que os moradores recolham os objetos que acumulam água, coloquem em sacos e deixem na calçada de suas casas. Os moradores terão entre sábado e domingo para fazer o recolhimento dos materiais.
A equipe da SINFRA passará recolhendo os objetos na segunda-feira, dia 14 de junho, a partir das 7 horas da manhã.

O objetivo, de acordo com os envolvidos na ação, é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.
Veja mais imagens:
Texto: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação
Fotos: Neusino Pereira/Assessoria de Comunicação