A primeira-dama de Tangará da Serra, Silvana Ló Masson, participou do lançamento da Escola de Formação Municipalista e do lançamento nacional do Programa Famílias Fortes, que contou com a participação da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá, no dia 18/09.
“A gente escolheu Mato Grosso para o lançamento do Programa Famílias Fortes e viemos aqui, prefeitos, para juntos, fortalecer a família e entender o que está acontecendo com esse país, e está na sua mão, prefeito, a possibilidade de junto conosco mudar essa realidade no Brasil. É para isso que viemos aqui, pensar contigo por meio do Programa Famílias Fortes como fortalecer os vínculos, como a gente ter nos nossos municípios programas de respeito intergeracional, resgate de dignidade humana”, explicou a ministra.
A presidente da Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM-MT) e gestora de Assistência Social de Sinop, Scheila Pedroso, destacou a necessidade do Famílias Fortes nos 141 municípios. “Será um avanço para o desenvolvimento social. Vai lá direto na base, tratar a família, tratar onde realmente a gente precisa dar o início das ações sociais”, informou a gestora.
A Escola de Formação Municipalista, da APDM ofertará cursos de capacitação para o planejamento e execução de atividades no serviço público aos gestores das diversas áreas de todo o Estado. Já o Programa Famílias Fortes envolve a área da Assistência Social, Saúde e Educação, através do atendimento de famílias com filhos entre 10 e 14 anos por meio de encontros para se trabalhar a base familiar e suas relações.
A primeira-dama Silvana Ló Masson, representando o a Prefeitura de Tangará da Serra, através do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres disse que a adesão e Tangará da Serra ao Programa Famílias Fortes vai enriquecer o processo de implantação da Rede de Proteção no município, uma vez que a metodologia do Programa Famílias Fortes é fortalecer o sistema público de atendimento, nas diversas vertentes, para atingir a família de forma integral.
“Temos diversos serviços: saúde, educação, segurança, assistência social, cultura, esportes, entre outros e nem sempre eles conversam entre si. O Programa Famílias Fortes irá nos trazer as ferramentas necessárias para enxergar o sistema como um todo e atender a célula principal de nossa sociedade, a família, onde está a criança, o jovem, o idoso, o desempregado, o deficiente, o analfabeto, a menina, a mulher”, finalizou.
Também participaram do evento em Cuiabá a secretária de Assistência Social, Ana Lúcia Adorno de Sousa, e a Chefe de Gabinete da Prefeitura, Angela Xavier Belizário.
Fotos: Regina Guanaes