Secretaria de Assistência Social, UNEMAT e Sicredi promovem ação conjunta de educação financeira para idosos

A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, consolidou uma importante parceria com o curso de Administração da UNEMAT e a cooperativa Sicredi para realizar, nesta terça-feira (14), uma palestra e mutirão de atendimento sobre educação financeira.

O evento foi desenhado especificamente para o público da terceira idade, com foco em transformar a teoria acadêmica e a prática bancária em benefícios diretos para a comunidade atendida pela rede socioassistencial do município.

A ação não se limitou apenas à transmissão de informações, mas buscou a interação direta com os participantes através de:

Planejamento familiar: Orientações sobre como gerir a renda mensal.

Controle de gastos: Estratégias para evitar dívidas e juros abusivos.

Consultoria individual: Atendimentos personalizados para tirar dúvidas sobre casos específicos de cada idoso

A coordenadora de Administração da UNEMAT, Cristiane Paulino Gomes, explicou que a iniciativa é um exemplo de como a universidade pode servir à sociedade. O projeto nasceu de uma pesquisa de conclusão de curso que identificou a carência de informações financeiras entre os idosos da região, tornando-se, então, um projeto de extensão em parceria com o Poder Público e o Sicredi.

Para a Secretaria de Assistência Social, levar essas atividades para dentro de espaços como o CRAS é estratégico, pois facilita o acesso de quem mais precisa. A gerente de Negócios do Sicredi, Elizângela Lima, reforçou que o objetivo central é a melhoria da qualidade de vida:

“O planejamento financeiro é essencial para que a gente tenha um orçamento familiar equilibrado, o que traz contribuições diretas na conquista de sonhos e objetivos.”

A iniciativa reforça o compromisso das três instituições em utilizar o conhecimento e a cooperação como ferramentas de proteção social e cidadania.


Texto e Fotos: Anderson Lucas Dias

Compartilhar: