Secretário de Saúde garante que abastecimento de medicamento da rede pública de Tangará da Serra está em dia

O Secretário Municipal de Saúde, Wellington Bezerra, em uma entrevista coletiva à imprensa na manhã desta terça-feira, 13, afirmou que o abastecimento de medicamentos da rede pública de Tangará da Serra está em dia. “De 2022 até hoje, nós tivemos inseridos mais de dez tipos de medicamentos numa listagem de 201 que são fornecidos pelo município, o que comprova que a Gestão vem trabalhando fortemente pra que não haja desabastecimento dentro das nossas farmácias para o atendimento da nossa comunidade”, afirmou o Secretário Wellington Bezerra.

Existe hoje, 201 medicamentos na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) em Tangará da Serra. São remédios para pressão, diabetes, ansiedade e outros. O município conta hoje com 3 farmácias municipais que oferecem esses medicamentos listados na Remume: USF Altos do Tarumã, USF Parque Figueira e uma anexa ao Posto Central.

“Esses medicamentos são padronizados e são adquiridos através de processo licitatório, tudo muito claro e transparente, disponível nas nossas plataformas”, disse a chefe de abastecimento Farmacêutico do Município, Jeyce Reis, afirmando ainda que, durante um dos processos licitatórios para a compra do medicamento Metformina (utilizado para o controle da glicemia) houve fracasso na licitação, que ocorre quando as empresas não tem interesse no fornecimento. Entretanto, no último pregão licitatório realizado no início do mês de maio, foi adquirido mais de 420 mil unidades da Metformina. “Nós compramos e estamos agora aguardando a entrega deste medicamento. E vale ressaltar que além das 3 farmácias municipais, o programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’ existente na rede privada, foi reformulado e ampliado pelo governo federal. Nas redes que são conveniadas à Farmácia Popular também é possível adquirir medicamentos com descontos ou até de graça”, pontuou Jeyce Reis.

Theodora Malacrida – Assessoria de Imprensa / Fotos – Neusino Pereira

Compartilhar: