Secretários de Cultura e Turismo e de Indústria e Comércio apresentam relatórios dos primeiros 180 dias

O prefeito municipal, Vander Masson, segue realizando série de reuniões com os secretários e respectivos coordenadores e chefes de Departamentos com o intuito de avaliar o desempenho das pastas, com base nas propostas de gestão. Cada um deles apresenta relatório dos primeiros 180 dias de governo.

O primeiro secretário a se reunir com o prefeito foi o do Esportes, Luciano Góis (Sasá), no dia 27/07. Desde então, outras duas secretarias já apresentaram relatório ao Chefe do Executivo Municipal, a de Cultura e Turismo (no dia 31/07) e a de Indústria, Comércio e Serviços (no dia 02/08).

“Essa é uma proposta que apresentamos em campanha e que faz parte do nosso Plano de Governo. Cada secretário e secretária apresenta ações já executadas pela sua pasta, além das ações planejadas para os próximos meses. O objetivo é ter uma aproximação, com interação com todas as secretarias, fortalecendo os laços de amizade, de companheirismo e de equipe de trabalho”, relatou Vander Masson.

O prefeito destaca ainda que a série de reuniões avaliativas é de extrema importância para analisar e avaliar a condução de cada Secretaria, com foco no atendimento da população. “O objetivo é avaliar a atuação dos secretários, mas principalmente avaliar o desempenho de suas ações, suas atividades junto à comunidade”, pontuou.

Cultura & Turismo

Prefeito Vander Masson com secretário de Cultura e Turismo, Welington Machado Rondon (Neusino Pereira)

O secretário de Cultura e Turismo, Welington Machado Rondon (Japa), juntamente com a equipe da SECULTUR, apresentou relatório com metas previstas no Plano de Governo, especificando as já atingidas (total ou parcialmente), bem como aquelas que estão no cronograma e plano de ação da pasta.

“Assumi a Secretaria com o intuito de desenvolver as ações que estavam previstas dentro do Plano de Governo, e assim foi feito pela nossa equipe da Secultur. Foi muito importante poder relatar ao nosso prefeito todas ações e projetos que vêm sendo executados pela Secretaria, além de toda equipe em conjunto passar os sonhos e expectativas para nossos segmentos de cultura e turismo”, destacou o secretário, explicando que na oportunidade ainda foram apresentadas as expectativas para os eventos pós-pandemia.

A estrutura da Secretaria é composta pelo Gabinete do Secretário, o Centro Cultural, Biblioteca Pública Municipal, Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e Centro de Eventos, agregando Conselhos e Fundos de Políticas Culturais e de Turismo, com time formado por secretário, chefe de Departamento, Coordenadores e Apoio Técnico e Administrativo.

A SECULTUR tem inúmeras metas sendo executadas e/ou em planejamento, como é o caso dos programas Mais Turismo e Mais Cultura, que preveem um salto significativo nas ações da Prefeitura Municipal no desenvolvimento, apoio, fomento e difusão da Cultura e Turismo local, com foco na criação de rotas e circuitos turísticos enfatizando potencialidades de Tangará da Serra, especialmente voltadas ao Turismo Rural, Indígena e de Aventura.

Prefeito e equipe reunida (Neusino Pereira)

No setor do Turismo, Caminhadas na Natureza, capacitação e incentivo ao turismo doméstico são alguns dos focos da Secretaria, além da reativação do Conselho Municipal de Turismo, atualização do Calendário Municipal de Eventos, valorizando o Natal Iluminado, por exemplo. Melhorias no acesso aos locais turísticos e preservação do patrimônio cultural também são metas apresentadas pelo secretário e equipe ao prefeito.

Já no setor de Cultura, a Secretaria apresentou metas executadas e/ou em execução, com organização e apoio na realização de eventos nas mais diversas áreas, apoio na execução de projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc, atualização no cadastro de artistas, melhorias na Sala da Memória, assim como a reativação do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Indústria, Comércio & Serviços

Equipe da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Neusino Pereira)

O secretário de Indústria, Comércio & Serviços, Sílvio José Sommavilla, juntamente com a equipe da pasta, apresentaram as ações já desenvolvidas, em desenvolvimento e as metas a serem atingidas. Destaque para a promoção do potencial econômico, criação de perfil socioeconômico (em parceria com a Unemat), implantação de incubadoras de empresas, implantação do Centro de Comercialização do Distrito de Progresso, estruturação do Núcleo Industrial próximo ao Bairro Alto da Boa Vista, dotando-o com pavimentação, drenagem, iluminação e sinalização.

Incentivos fiscais e econômicos à empresas também são algumas metas da pasta, a qual já vem sendo executada com a contemplação de diversos empreendimentos do Município, que recebem apoio do Município para ampliar seus negócios. Apoio e realização de feiras, como a Feira do Empreendedor, o MT Horticultura e a Feira da Indústria, também são alguns dos focos da Secretaria.

Outras metas que estão sendo executadas pela Secretaria e que merecem destaque: implantação da Central de Serviços, nos moldes do Ganha Tempo (agregando diversos serviços, como Politec, Ministério do Trabalho, dentre outros), Programa de Apoio aos Microempreendedores e (formalizações, alterações, baixas), fomento a créditos por pequenas empresas e fortalecimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE).

Prefeito Vander, superintendente de Governo, Alysson Vargas, e equipe da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Neusino Pereira)

“Essencial”, caracteriza Sommavilla a avaliação feita pelo prefeito. “Na governança é preciso de foco, determinação, comprometimento e comunicação com o prefeito, promovendo aproximação e colocando o interesse comum em foco”, destacou. “Apresentamos ações que estão sendo desenvolvidas, no campo da organização, do planejamento, em todas as áreas, para que o prefeito possa acompanhar de perto as nossas ações. Importantíssima essa avaliação para ter harmonia, afinar a orquestra, com foco, planejamento e ações que dignificam a história do Município”, “, pontuou.

Demais secretarias

De acordo com o prefeito Vander Masson, as demais secretarias também serão avaliadas. A Prefeitura Municipal é formada por 12 secretarias: Administração, Agricultura, Assistência Social, Coordenação e Planejamento, Cultura e Turismo, Educação, Esportes, Fazenda, Indústria e Comércio, Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde; e duas autarquias: SAMAE e SERRAPREV. A próxima Secretaria a ser avaliada é a de Meio Ambiente, nesta quarta-feira, dia 04/08.

Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação

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