SIMPÓSIO NACIONAL: Tangará da Serra ocupa posição de destaque nacional na produção e pesquisa sobre o abacaxi

Começou na manhã desta terça-feira, dia 21/05, em Tangará da Serra, o VII Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro. Evento coloca o Município em posição de destaque nacional na produção e pesquisa do abacaxi, um dos frutos símbolos do Brasil. Essa é a primeira vez que o Simpósio, de importância nacional, acontece em Mato Grosso. O evento faz parte da programação alusiva ao 48º Aniversário de Emancipação de Tangará da Serra.

Para se ter uma ideia da importância do evento, durante a abertura o pesquisador da Unemat, William Krause, apresentou duas novas variedades de abacaxi resistentes a pragas e sem espinhos que foram criadas nos laboratórios da Universidade tangaraense.

De acordo com Krause, um dos idealizadores do evento e precursor de significativos projetos de pesquisa do abacaxizeiro em Tangará, o objetivo é apresentar e dialogar sobre as novas tecnologias e práticas para a cultura do fruto.

A programação do VII Simpósio Brasileiro de Abacaxizeiros ainda inclui palestras, mesas-redondas e apresentações de pesquisas recentes, seguindo até quarta. O estado de Mato Grosso produz abacaxi em 17 municípios, segundo o Censo Agropecuário divulgado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tangará da Serra é o maior produtor do estado, segundo o levantamento.

Com a presença do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Allan Kardec, e do Vice-prefeito, Marcos Scolari, o Simpósio, que conta com total apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), põe Tangará da Serra em posição de destaque nacional quando o tema é pesquisa, ciência e apoio ao pequeno e médio produtor, especialmente o produtor de abacaxi.

Tangará da Serra, maior produtor de abacaxi do estado de Mato Grosso e um dos maiores do Brasil, recebe até quinta, 23/05, produtores e pesquisadores de 12 estados brasileiros que prestigiam o evento, promovido pelo MT Horticultura, programa de extensão da Unemat, Universidade de Mato Grosso, em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria da Agricultura Pecuária e Abastecimento de Tangará da Serra.

Variedades de abacaxi

O pesquisador da Unemat Willian Krause apresentou apresntou duarante o evento as duas variedades de abacaxia desenvolvidas pela Unemat de Tangará da Serra, a Unemat Esmeralda e a Unemat Rubi. As duas variedades estão sendo avaliadas por produtores de todo o Brasil. Um dos diferenciais das variedades é a ausência de espinhos na planta e a resistência a Fusariose, causada pelo fungo Fusarium guttiforme, é a principal limitação fitossanitária à produção do abacaxi no Brasil.

Presenças

Também participaram da abertura do evento representante da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, a reitora da Unemat Vera Maquêa, a Presidente da Câmara, Elaine Antunes, o deputado estadual Doutor João, além de diretores da Unemat, estudantes, acadêmicos e comunidade em geral. O prefeito Vander Masson não participou do evento, pois cumpre agenda em Brasília.

Texto e fotos: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação