Tangará da Serra alcançou um feito inédito na educação de Mato Grosso ao ser o único município premiado em todas as categorias da 4ª edição do Prêmio Alfabetiza MT, realizado no dia 20 de agosto de 2025, em Cuiabá. A solenidade, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), reuniu representantes de diversas redes escolares para reconhecer boas práticas e avanços na alfabetização dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

Entre os destaques da noite, três escolas municipais foram premiadas: o Centro Municipal de Ensino Professora Jucileide Praxedes, pela excelência nos resultados da alfabetização; o Centro Municipal de Ensino Professora Edivânia Tavares, pelo crescimento significativo em relação à edição anterior; e o Centro Municipal de Ensino Ernesto Che Guevara, reconhecido na categoria Equidade, por garantir aprendizagem homogênea e justa entre os estudantes.

Além do reconhecimento institucional, Tangará da Serra também brilhou na categoria individual, com a estudante da rede municipal, Maria Julia dos Santos Silva, figurando entre os 10 Alunos Destaque de Mato Grosso, pelo alto desempenho alcançado.
De acordo com a coordenação municipal do Programa Alfabetiza MT, os resultados refletem o compromisso coletivo das equipes escolares, do corpo docente e da gestão educacional em assegurar alfabetização de qualidade e equidade. “Essa conquista é fruto de muito planejamento, dedicação e do esforço diário de professores e gestores que acreditam na transformação pela educação”, destacou a coordenadora municipal, Jocêuda Ferreira.
O secretário municipal de Educação, Vagner Constantino Guimarães, também ressaltou a importância da conquista para toda a rede, enfatizando o papel estratégico das escolas urbanas e do campo, que têm avançado de forma significativa graças à dedicação de suas equipes e ao apoio técnico-pedagógico recebido.
O reconhecimento estadual reafirma o compromisso de Tangará da Serra em garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, consolidando a cidade como referência no cenário educacional de Mato Grosso.