O Executivo Municipal de Tangará da Serra mobiliza os gestores e coordenadores pedagógicos para deflagrar as ações de “Combate à Exploração do Trabalho Infantil” no município. O evento acontecerá nesta quarta-feira, 25, às 17h, no auditório da prefeitura. Na ocasião serão apresentados os números que tratam sobre o abandono escolar e a metodologia construída pelos profissionais da educação para desenvolver este trabalho nas escolas.
De acordo com o prefeito, Professor Fabio Junqueira, o início dos trabalhos e a entrega do material didático aos gestores escolares e coordenadores das escolas públicas de Tangará vêm ao encontro da política nacional para combater esta exploração que acomete tantas crianças e jovens que deveriam estar em salas de aula e acabam dedicam o tempo apenas ao trabalho. “Cada pessoa tem uma realidade e muitas vezes não sabemos o que levou a apenas trabalhar. Então queremos realizar uma série de atividades em prol de mostrar para toda a sociedade que é importante sim proporcionar emprego através de programas como o Menor Aprendiz e tantos outros que são direcionados a estes jovens, mas que a prioridade seja sempre o estudo em primeiro lugar. Este trabalho enquanto formação e posicionamento de Tangará somente será possível com a mobilização e esforços do governo, da sociedade e dos profissionais da educação, por isso todos são convidados a participar desta ação”.
O lançamento da campanha ocorreu em junho do ano passado e em agosto houve a qualificação dos profissionais da educação para desenvolver o tema junto à Comunidade Escolar. É chegado o momento de trazer para o currículo da escola conteúdos que tratem sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, tendo como diretriz a Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, observada a produção e distribuição de material didático adequado para mobilizar os sujeitos da educação para compreender as causas e as consequências da exploração do trabalho infantil, explica o coordenador de legislação educacional, Rodney Garcia.
“