Tangará inicia campanha de combate à hanseníase

Hoje, 28, a Secretaria de Saúde de Tangará da Serra por meio da Coordenação das Unidades de Saúde da Família (USF’S) e do Programa Municipal de Combate à Hanseníase e Tuberculose inicia a campanha de hanseníase na cidade. Serão ações nas unidades de saúde com os próprios funcionários.


De acordo com a coordenadora do programa, Gicelly Zanatta, a campanha este ano será diferenciada, em que todos os servidores farão a avaliações, pois, estarão capacitados para tal função. “Queremos capacitar todos os envolvidos na saúde para que possam realizar os procedimentos, bem como os tratamentos ao longo do ano. Os trabalhos serão iniciados pela unidade central”.


Atualmente, Tangará da Serra está entre as cidades prioritárias no ranking nacional de casos de hanseníase e conta com 80 casos por ano. “Teve queda nos últimos dois anos no número de crianças com a doença”, explica Zanatta.


Qualquer pessoa que notar na pele uma mancha e ao apertá-la não sentir dor, deve procurar uma unidade de saúde e fazer a verificação da doença. Quanto mais precoce for identificada, mais rápida a cura.


O treinamento ocorrerá sempre no período da tarde para não prejudicar o andamento dos trabalhos e serão realizados nas Unidades de Saúde conforme cronograma.


Treinamento Hanseníase

Unidade

Data

Dia da Semana

US – Centro

28/01

quarta-feira

USF – Santa Izabel

29/01

quinta-feira

USF – Shangri-lá

03/02

terça-feira

USF – Cohab

04/02

quarta-feira

US – Santa Lucia

05/02

quinta-feira

USF – Vila Esmeralda

06/02

sexta-feira

USF – Tangará II

10/02

terça-feira

US – Progresso

11/02

quarta-feira

USF – Vila Nazaré

12/02

quinta-feira

USF – Vila Goiânia

13/02

sexta-feira

USF – Jardim Presidente

16/02

segunda-feira

USF – Araputanga

18/02

quarta-feira

Vila Alta

19/02

quinta-feira

Alto da Boa Vista

20/02

sexta-feira

 

Compartilhar: