Assistência Farmacêutica

A Assistência farmacêutica é um grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Abrange o abastecimento de medicamentos em todas as suas etapas constitutivas: a conservação, qualidade, segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos; o acompanhamento e avaliação da utilização; a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos.

Por tanto, a Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial, visando o acesso e seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.

Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF)

Compete ao departamento organizar e gerenciar a Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde.

Missão

Promover o uso racional do medicamento e os cuidados farmacêuticos na saúde individual e coletiva da população; oferecendo Assistência Farmacêutica de qualidade aos usuários das unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra.

Atingir grau de excelência e ser referência em Assistência Farmacêutica.

Valores

Gestão eficiente e humanizada, Transparência, Ética, Confiança e Inovação, Valorização, Compromisso e Responsabilidade com as Pessoas e Trabalho em Equipe.

MEDICAMENTOS PADRONIZADOS – REMUME

A REMUME é elaborada por um comitê técnico denominado de Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica (CPFT), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, foi instituída através da Portaria n.º 006/SMS/2015 de 29 de julho de 2015 e suas atualizações. A CFT utiliza critérios epidemiológicos, técnicos, científicos e econômicos para a eleição de medicamentos seguros, eficazes e custo efetivos.

A adoção de uma lista de medicamentos essenciais permite ao sistema de saúde garantir o acesso equânime e sustentável aos medicamentos, bem como o seu uso racional.

Sugestões à CPFT podem ser feitas por meio do preenchimento e envio do formulário para Solicitação de Inclusão, Exclusão ou Substituição de Medicamentos na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME – SMS), no Protocolo em sítio eletrônico da Prefeitura.

Recomendações: