Alvará de Projeto e Execução

Descrição do serviço

Documento que aprova o projeto da edificação, atestando sua conformidade com os parâmetros urbanísticos exigidos para o lote ou área em que se situa.

Deverá ser solicitado quando o processo referente ao projeto arquitetônico e execução de obra forem solicitados concomitantemente.

Previsão de prazo de entrega

Análise do projeto em até 30 dias.

Requisitos e documentos necessários

Taxa para 2023:

R$ 102,69 por metro + R$ 107,80

Documentos Necessários:

  • Alvará de Funcionamento do(s) profissional(is) atualizado expedido pelo Poder Executivo Municipal;
  • Documentos:
    a) pessoa física: cópia de documento oficial com foto contendo número do RG e CPF do requerente;
    b) pessoa jurídica: cópia cartão CNPJ, contrato social consolidado e cópia de documento oficial com foto contendo número do RG e CPF do sócio-administrador;
  • Matrícula do imóvel atualizada em até 30 dias;
  • Contrato de Compra e Venda, em hipótese de:
    a) Financiamento;
    b) Imóvel pertencente a núcleo de Regularização Fundiária;
  • Certidão de Habite-se da parte já existente ou a ser reformada, quando se tratar de reforma ou ampliação.
  • Certidão Negativa de Débito Municipais sobre o imóvel a ser construído;
    Consulta prévia, quando solicitada;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) ou Termo de Responsabilidade Técnica (TRT) do(s) profissional(is) responsável(is) pelos projetos da obra;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) ou Termo de Responsabilidade Técnica (TRT) do(s) profissional(is) responsável(is) pela execução da obra;
    Relatório fotográfico, conforme modelo padrão;
  • Termo de Responsabilidade do Proprietário e do Responsável Técnico;
  • Termo de ciência e responsabilidade (ISSQN);
    Projeto de Implantação de Edificação, em modelo de prancha padrão disponibilizado pelo Poder Executivo Municipal contendo:
    a) a planta de situação, caracterizando o terreno pelas suas dimensões, a distância à esquina mais próxima, a indicação de, pelo menos, duas ruas adjacentes, os demais terrenos pertencentes a quadra, e a orientação magnética e de acordo com as normas da ABNT;
    b) a planta de locação, caracterizando a construção no terreno, com indicação da edificação em relação às divisas, metragem quadrada das áreas permeáveis e das áreas a serem pavimentadas devidamente cotadas, bem como as outras construções eventualmente existentes no mesmo e a orientação magnética e de acordo com as normas da ABNT. Deverá constar ainda a locação da lixeira, padrão de energia, hidrômetro, bem como, a indicação de qualquer mobiliário urbano que esteja implantado na calçada pública, na extensão do lote objeto da aprovação de projeto.
    c) o Projeto Arquitetônico em licenciamentos de edificações especiais contendo, planta baixa de cada pavimento não repetido, cortes transversais e longitudinais com a indicação dos elementos necessárias à compreensão do projeto elevações das fachadas confrontantes com o logradouro público, planta de cobertura em formato PDF para análise;
    d) o projeto de implantação deverá ser apresentado em formato PDF para análise, e para fins da padronização da informação urbana em meio digital, deverá apresentar ainda, extensão DWG e Shapefile, KML ou KMZ com sistema de referências de coordenadas SIRGAS 2000/UTM zone 21S a partir do primeiro dia do ano de 2023;
  • Termo de Compromisso do EIV Estudo de Impacto de Vizinhança, quando o empreendimento se enquadrar na Lei de Impacto de Vizinhança;
  • Protocolo do PPCIP (Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico) junto ao Corpo de Bombeiros, quando houver exigência.
  • Projetos Arquitetônico da edificação para fins de arquivo e fiscalização, em formato PDF e em meio digital em extensão DWG. (arquivo compactado)

Principais etapas do serviço

Após o pagamento da taxa, a documentação será analisada em até 30 dias e em caso de deferimento, será emitido o alvará.

Caso seja indeferido, as adequações serão informadas através do link de acesso ao serviço para correção e reanálise.

Formas de prestação do serviço

Serviço disponibilizado de forma online: Clique para acessar.

Local e/ou formas de manifestação

Dúvidas, sugestões, elogios e reclamações podem ser enviadas através da Ouvidoria-Geral do Município.

Online: https://tangaradaserra.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=4

Presencialmente: Na sede da Prefeitura localizada na Av. Brasil, 2351n – Jardim Europa (Sala 16)

65 3311-4800
Avenida Brasil, nº 2351-N, Jardim Europa, CEP 78300-901
seplan@tangaradaserra.mt.gov.br
Segunda a Sexta das 7:30h às 10:45h e das 13h às 16:45h