Secretaria de Saúde realiza Campanha de coleta de preventivo neste sábado na USF Vila Alta

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde realiza campanha de coleta de exame preventivo neste sábado (18/05), das 12h às 17h, na USF Vila Alta. Os atendimentos serão por livre demanda e devem ser agendados previamente através do telefone (65) 3311-5167 ou WhatsApp (65) 98472-8682.

Somente este ano, de Janeiro a Março já foram realizados 1.079 exames em mulheres em todas as idades pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 919 exames realizados por mulheres com faixa etária de 25 a 64 anos, público alvo recomendo do Ministério da Saúde.

A enfermeira responsável pela USF Vila Alta, Maraísa Moreira, explica que o exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres, por isso é importante fazer a prevenção. A Unidade de Saúde espera coletar pelo menos 25 exames.

Texto: Julia Ribeiro – Assessoria de Imprensa