Tangará da Serra tem participação de destaque na FIT Pantanal 2024

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULTUR), esteve presente nesta edição da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2024). O evento aconteceu entre os dias 30/05 e 02/06 no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, reunindo mais de 65 mil pessoas durante os quatro dias de evento, movimentando cerca de R$ 9,9 milhões, segundo os organizadores.

A equipe da SECULTUR participou desde a montagem do stand até o último dia do evento. O Prefeito Vander Masson e a Primeira-dama, Silvana Ló Masson, prestigiaram o evento. “Foi uma oportunidade para mostrar os potenciais do nosso município. A FIT Pantanal é uma vitrine para o turismo brasileiro”, destacou o Prefeito.

Segundo a Secretária de Cultura e Turismo, Rafaela Gomes dos Santos, a “FIT Pantanal é a maior Feira de Turismo do Estado e uma das maiores do País, e se consolidou como uma grande vitrine para os municípios de Mato Grosso. Neste ano, Tangará da Serra apresentou todos os seus atrativos e produtos turísticos e lançou o projeto Menanehaliti de Etnoturismo e Ecoturismo, uma iniciativa pioneira de etnodesenvolvimento no Estado, que conta com as parcerias do Governo de Mato Grosso (através da Secretaria Adjunta de Turismo SEDTUR-MT), da Assembleia Legislativa (Dep. Gilberto Cattani), do SENAR-MT, do Sindicato dos Produtores Rurais de Tangará da Serra e da Ícone Consultoria em Turismo”.

“O Menanehaliti representa o sonho das lideranças de cinco Aldeias Indígenas, integrantes da Terra Indígena Pareci, de trabalharem com o Turismo de Base Comunitária. Após quase 2 anos de muito trabalho (que ainda não terminou), envolvendo mentorias especializadas, capacitações e projetos de engenharia, foram desenvolvidos três roteiros turísticos com foco na verdadeira vivência cultura Haliti-Paresi nas Aldeias: a Katyalarekwa, a Serra Dourada, a Oreke, a 2 Cachoeira e a Arara Azul. E mais, são roteiros turísticos totalmente legalizados junto à FUNAI, um grande diferencial do projeto. Convidamos a todos para conhecerem o Projeto Menanehaliti de Ecoturismo e Etnoturismo através do site: www.menanehaliti.com.br”, completou o Wilson Pereira, Turismólogo da SECULTUR, autor do projeto Menanehaliti.

Fizeram parte da comitiva da SECULTUR os jovens representantes de cada uma das Aldeias beneficiadas, com todo o suporte logístico ofertado pelo Governo Municipal. Na tarde do dia 29/05, participaram da primeira Rodada de Negócios do projeto, com agências e operadoras de turismo. No período noturno, foram parabenizados pelo Governador Mauro Mendes, durante o lançamento oficial da FIT Pantanal 2024, pelo recebimento da Carta de Anuência da FUNAI, que autorizou o início das atividades do projeto.

Nas manhãs e tardes dos 30/05 a 02/06 o trabalho esteve focado na participação de palestras e encontros ligados ao turismo e, no período noturno, na apresentação de todos os atrativos e produtos turísticos de Tangará da Serra para o público, no stand do município. Na noite do dia 02/06, outros integrantes indígenas do projeto Menanehaliti fizeram uma grande apresentação cultural para todo o público do evento, no palco principal.

Importante mencionar o grande destaque dos indígenas durante o evento, chamando a atenção do público que buscou conhecer a sua cultura e o projeto Menanehaliti..

Uma outra grande novidade foi a realização do PodCast Vozes da Terra, com a contratação de uma estrutura em formato de domo que se destacou no ambiente da Feira. Os indígenas entrevistaram autoridades e personalidades do turismo de Mato Grosso, entre eles: os Deputados Estaduais Gilberto Cattani e Carlos Avallone; o Felipe Wellaton, Secretário Adjunto de Estado de Turismo, os servidores da FUNAI Maurício de Almeida (Brasilia) e Rodrigo (Cuiabá); Rafael Sonsin, da empresa Nativão Raízes na Aventura; a Diretoria da Desenvolve-MT; a Luciana Viegas, Professora e Analista da SECEL-MT; O Giovanny Vera, da OPAN; a Maria Azenilda e Wesley Granella, Prefeita e Secretário de Turismo de Barra do Bugres; e no último dia do evento foi a fez do Prefeito Vander Masson e da Secretária Rafaela Gomes, que abordaram os desafios do projeto Menanehaliti e outros assuntos ligados ao Turismo e à Cultura municipais. Após as edições, todo o conteúdo produzido será publicado nas plataformas digitais.

Texto: Wilson Pereira – Turismólogo da SECULTUR