Voltar

Desenvolvimento da logística nas regiões Oeste e Sudoeste de MT foram debatidas em encontro

A 1ª Carta Multimodal da Macrorregião Oeste/Sudoeste de Mato Grosso, foi assinada nesta segunda-feira, 27 durante o “Diálogos Multimodais”. O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e Agenda Regional Oeste (ARO) e contou com a presença e participação de lideranças e autoridades […]

Publicado em 28/11/2023

A 1ª Carta Multimodal da Macrorregião Oeste/Sudoeste de Mato Grosso, foi assinada nesta segunda-feira, 27 durante o “Diálogos Multimodais”. O evento realizado pela Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e Agenda Regional Oeste (ARO) e contou com a presença e participação de lideranças e autoridades do nosso Estado, um deles, o Senador Wellington Fagundes.

A pauta principal: as demandas de logística da região que compreende 38 municípios, cerca de 20% da população de Mato Grosso.

O Prefeito Vander Masson, falou da importância de abordar este tema para o desenvolvimento local. “Já tivemos um grande avanço na pavimentação da rodovia MT-343, mas o debate é muito maior. Juntos podemos debater as perspectivas de futuro e potencializar iniciativas que visam contribuir para o desenvolvimento dos municípios da região”, pontuou o Prefeito.

O projeto da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, que está em fase de conclusão é uma das iniciativas de todo este contexto. “O investimento e o desenvolvimento logístico trarão maior competitividade para a região. Somos o município com maior rebanho bovino e ainda temos a cadeia do couro, da madeira e dos minérios. Somando a riqueza dos nossos produtos e a possibilidade de escoamento, tudo isso potencializa o desenvolvimento da nossa região”, afirmou a Prefeita de Cáceres, Eliene Liberato.

O Senador Welington Fagundes, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura do Congresso Nacional (Frenlogi), comentou sobre a necessidade de solucionar o problema do transporte para impulsionar a economia. “Precisamos de soluções para a logística do estado e uma das sugestões é implantar a primeira ferrovia estadual do Brasil, em Mato Grosso. Torná-la realidade será muito importante e contribuirá para o escoamento da nossa produção”, disso o Senador.

Também participaram do “Diálogos Multimodais” os Prefeitos de Salto do Céu, Malto Teixeira Espíndula; de Curvelândia, Jadílson Alves de Souza; e de Lambari D’Oeste, Marcelo Vieira Vitorazzi. Vereadores de Tangará e da região também marcaram presença, além de representantes de outros municípios, empresas e entidades ligadas.

A Carta Multimodal, redigida ao final do evento, sendo este o primeiro de outros que virão pela frente – segundo a organização, será encaminhada às autoridades competentes no assunto.

DEMANDAS DA REGIÃO QUE FORAM ABORDADAS

– Viabilização da Hidrovia do Rio Paraguai (Navegação pelo Tramo Norte, em conexão com os terminais de Corumbá e, dali, conexão com Nueva Palmira e mercados externos);

– Conclusão dos terminais portuários (TUPs Paratudal e Barranco Vermelho);

– Início das operações da ZPE de Cáceres;

– Conclusão da MT-339 (Tangará da Serra – Panorama);

– Conclusão do trecho da MT-358 no Chapadão do Rio Verde (Itanorte – Nova Lacerda);

– Pavimentação da MT-175 (Chapadão do Rio Verde – Reserva do Cabaçal);

– Pavimentação da BR-174;

– Liberação das licenças das PCH’s do rio Formoso (região precisará ampliar sua oferta de energia em razão do crescimento econômico);

– Modernização das linhas de transmissão e de distribuição de energia;

– Conclusão do Centro de Eventos (abrindo novas perspectivas para o Turismo de Negócios);

– Política de formação de mão de obra (economia da região já se ressente da escassez e a demanda será muito maior com a ampliação da logística de transportes);

– Instalação de uma Vara Federal em Tangará da Serra, em decorrência da demanda processual.

Theodora Malacrida – Assessoria de Imprensa / Fotos – Neusino Pereira