Voltar

Município recebe relatório final do Plano Municipal de Saneamento

O trabalho representa o planejamento do município na área de saneamento básico para os próximos 20 anos

Publicado em 12/08/2020

Município recebe relatório final do Plano Municipal de Saneamento

O texto final do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Tangará da Serra foi entregue ontem (quinta, 28) pela equipe responsável pela elaboração do trabalho durante audiência pública realizada no Centro Cultural. A audiência foi transmitida pelas redes sociais através de live promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).

O trabalho, que representa o planejamento do município na área de saneamento básico para os próximos 20 anos, foi realizado por iniciativa do próprio Samae, através de equipe de especialistas contratada pela autarquia e composta pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Fundação Uniselva. O texto segue, agora, para apreciação pela Câmara Municipal para ser convertida em lei.

A audiência de entrega do relatório contou com apresentação do professor Aldecy de Almeida Santos, da Universidade Federal de Mato Grosso, que coordenou a equipe técnica. Ao final, ele entregou formalmente o relatório impresso ao diretor do Samae, Wesley Lopes Torres. “Vamos disponibilizar ao público este material em mídia eletrônica”, anunciou o diretor.

O prefeito Fábio Martins Junqueira e membros do Executivo marcaram presença, assim como os demais membros da equipe técnica.
A audiência pública de ontem foi a finalização do trabalho iniciado ano passado. O processo incluiu oito fases, iniciando pelo decreto para execução e seguindo por mobilização e comunicação social; diagnóstico do saneamento básico; prognóstico, objetivos e metas; programas, projetos e ações; monitoramento e avaliação; proposta de lei de aprovação e relatório final.

O Plano Municipal de Saneamento Básico estabelece diretrizes em quatro eixos: água, esgoto, resíduos sólidos e águas pluviais (drenagem). Cada uma destas áreas conta com suas prioridades imediatas e de curto, médio e longo prazos, representando, na prática, a política de saneamento básico do município.